Olá! Preparamos essa sequência de áudios para apresentar a história do prédio ocupado pelo Centro Cultural Banco do Brasil desde 1989.
Para começar, convidamos você a experimentar uma caminhada ao redor do prédio, imaginando como estas esquinas se transformaram durante os séculos. Ao longo da caminhada, você vai reparar que o edifício ocupa a área de um quarteirão. Que tal tentar perceber a localização do prédio e seus arredores?
O CCBB está localizado em um ponto culturalmente movimentado do centro da cidade, próximo a outros centros culturais como a Casa França Brasil, o Centro Cultural Correios, o Centro Cultural da Justiça Eleitoral, o Paço Imperial e o Museu Histórico Nacional. Além desses espaços, podemos encontrar nos arredores outros edifícios históricos que se configuram como importantes patrimônios da cidade, como é o caso da Igreja de Nossa Senhora da Candelária. As fachadas dos prédios do entorno carregam marcas de diferentes tempos, nos mostrando características e estilos arquitetônicos relacionados a diversos momentos da longa história da cidade.
A rua Primeiro de Março, onde está localizado o CCBB, nem sempre teve esse nome e organização urbana. Antes disso, ela era chamada de rua Direita, denominação comumente utilizada pelos portugueses para se referir à rua principal de uma cidade, responsável por unir pontos importantes de sua região central, garantindo intensos fluxos de pessoas. Por ter preservado sua margem direita em relação às construções que pouco a pouco foram ocupando a região, a rua sempre teve grande importância para os embarques e desembarques no porto da Baía de Guanabara, por onde tradicionalmente circulavam comerciantes e estivadores, metais preciosos e as mais diversas mercadorias.
Agora voltemos ao edifício. Ao caminhar pelo prédio, você vai entender um pouco melhor como esse espaço, inicialmente pensado para cumprir uma função bem diferente, foi convertido em um dos centros culturais mais visitados do mundo, onde há uma grande diversidade de ações artísticas e culturais.
Em cada um dos andares do prédio, você vai notar as escolhas arquitetônicas que fazem dessa construção uma importante peça patrimonial da cidade.
Também saberá mais sobre os usos desse espaço ao longo do tempo, como parte da história do Rio de Janeiro e do Brasil. A Praça XV de Novembro e mediações, por seu valor histórico, artístico, cultural e paisagístico tem o seu conjunto tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPHAN). Área de grande importância no desenvolvimento urbano da cidade do Rio de Janeiro, possui imóveis tombados e preservados de grande relevância. O CCBB Rio de Janeiro se insere nesse conjunto e ao longo do tempo mantém suas características arquitetônicas preservadas, contribuindo para a manutenção da ambiência desta importante área central da cidade do Rio de Janeiro.
Ao visitar o CCBB, é possível acessar um amplo conjunto de ofertas culturais: galerias para exposições temporárias, três teatros, dois cinemas, dois ateliês educativos, uma biblioteca e também as exposições de longa duração “Galeria de Valores” e “O Banco do Brasil e sua história”, assim como o Arquivo Histórico e Memória do CCBB.
Observe a diversidade de pessoas que esse espaço acolhe.
A programação do CCBB atende públicos de diferentes origens e idades, estimulando o convívio entre variadas visões de mundo e ao mesmo tempo amplificando vozes e valores. Parte desse conteúdo pode ser acessado a partir de livros, catálogos, atividades, webinários e visitas online, disponibilizadas nas redes sociais, nos sites do CCBB e do Programa CCBB Educativo Arte & Educação.
Acreditamos que a cultura de um país se manifesta por meio de seu patrimônio cultural, que deve ser entendido como um amplo e diverso conjunto de saberes e tradições, memórias e identidades, manifestações artísticas, narrativas em disputa, tecnologias e modos de viver. Nos próximos áudios, convidamos você a experimentar aspectos de nosso patrimônio material e imaterial no Centro Cultural Banco do Brasil.
Imagem de capa: Arquivo Histórico do Banco do Brasil