Seja bem-vindo ao edifício do CCBB. Gostaria de convidar você a conhecer um pouco mais sobre a história e os usos deste edifício. Quais são os vestígios que nos ajudam a identificar os primeiros usos do prédio? Perceba a estrutura arquitetônica, a escolha dos elementos decorativos, os letreiros na fachada e seus símbolos. A centralidade do poder republicano, localizada no Palácio da Liberdade, teve seus demais equipamentos, as secretarias, edificadas ao seu redor – em estilo eclético.
O edifício que hoje abriga o CCBB foi projetado pelo arquiteto Luiz Signorelli para funcionar como Secretaria de Segurança e Assistência Pública. As obras tiveram início em 1926, e o prédio foi inaugurado em 1930. Devido a mudanças políticas do período, logo na sua inauguração o edifício foi ocupado pela Secretaria de Interior e Justiça. Ao longo das décadas, teve diversos outros usos na administração pública, e a partir dos anos 2000 foi submetido a um intenso processo de restauração – até ser inaugurado como Centro Cultural Banco do Brasil, em 2013.
Seu estilo eclético evidenciava o desejo de uma burguesia em distanciar-se dos valores provincianos e coloniais, demonstrando o progresso e o desenvolvimento industrial de Minas Gerais. Como equipamento do poder público, o prédio abrigava secretários e servidores. E ao passear pelo edifício, podemos identificar os usos originais dos espaços pela quantidade de elementos decorativos.
Perceba, por exemplo, que alguns ambientes receberam uma decoração mais ostensiva, deflagrando a hierarquia dos seus usos.
Enquanto as salas destinadas ao gabinete do secretário e de seus assessores receberam acabamento interno diferenciado, os espaços comuns e de acesso ao público mostram uma decoração mais simplificada. E hoje? O que caracteriza o uso dos espaços do CCBB?
Agora destinados a uma grande diversidade de públicos, os espaços do CCBB estão adaptados para receber diferentes manifestações culturais, dentre as quais apresentações de teatro e música, além de exposições artísticas, ações educativas e manifestações populares. Explore e descubra que outras possibilidades este espaço pode te oferecer!
Qual o uso que você mais gosta de fazer nos espaços do CCBB? Conte pra gente!
Imagem de capa: Diego Martins